Modelar a Metrópole Governo do Estado do Rio de Janeiro The World Bank Group

Equipe

Consórcio Quanta-Lerner

  • José Ribamar Sousa Coordenador Gerencial

    É presidente da Quanta consultoria e coordenador geral dos programas, estudos, planos, gerenciamentos, projetos, supervisão e fiscalização. É engenheiro civil com participação em programas urbanos de várias regiões metropolitanas do Brasil, como Manaus, Belém, Fortaleza, Niterói e Rio de Janeiro.

  • Jaime Lerner Coordenador de Estratégias e Especialista em Planejamento Urbano

    É fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA). Foi governador do Paraná por duas vezes, além de prefeito de Curitiba por três mandatos. Em 2010, Lerner foi considerado pela revista Time um dos 25 pensadores mais influentes do mundo; em 2011, recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo Fórum Internacional de Transportes da OCDE.  Entre outros projetos, a JLAA desenvolveu o Projeto BRT para a candidatura do Rio às Olimpíadas; o projeto “Uma Só Luanda”, em Angola e um estudo de soluções para o sistema viário da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

  • Guillermo Muller Zappettini (Willy Muller) Coordenador Geral

    É co-fundador do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e criador da Willy Muller Architect (WMA). Por esta última, ganhou o Property Awards 2010, em Londres, pelo “Melhor Edifício de Serviços Públicos da Europa”, com o edifício Mercabarna-Flor. É diretor do projeto “Reflexão Estratégica de Barcelona”, encarregado de produzir uma análise e um diagnóstico da Área Metropolitana de Barcelona. Em 2014, Muller dirigiu o Plano de Desenvolvimento Urbano Metropolitano de Lima-Calloa, no Peru, que elaborou propostas para mobilidade e acessibilidade para a região até 2035.

     

  • Cid Blanco Junior Diretor do Projeto

    Arquiteto e urbanista, com 16 anos de experiência em instituições governamentais no nível local e nacional, especialmente em políticas de habitação e desenvolvimento urbano, governança, planejamento estratégico, inclusão social e participação cidadã. Acumula cinco anos de experiência internacional no Reino Unido, América Latina e Caribe, incluindo uma agência das Nações Unidas, com competências interdisciplinares específicas, trabalhando com equipes heterogêneas nos mais diversos ambientes e culturas.

     

  • Alexandre Weber Coordenador técnico

    Também é responsável pelo eixo Centralidades e Reconfiguração Urbana do Plano Estratégico. Gerente de Desenvolvimento Urbano e Regional da Quanta Consultoria. Coordenou a implantação do Programa de Desenvolvimento Regional Cidades do Ceará (Secretaria Estadual das Cidades/BIRD) e o componente Econômico, Industrial e Tecnológico da Avaliação Ambiental Estratégica do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE), dentre outros planos e estudos de desenvolvimento. Além disso, atuou na articulação técnica e política para a criação da Região Metropolitana do Cariri (CE).

  • Marina Cabreira Bastos Coordenadora Administrativa

    É diretora da Quanta Consultoria,  atuando no PDUI/RMRJ e em outros projetos e programas. Foi coordenadora de contratos da JDS Consultoria, onde atuou na elaboração de projetos rodoviários nos estados de Rondônia, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Coordenou, inclusive, a elaboração do projeto da Ponte Internacional Brasil-Bolívia, em Guajará Mirim, Rondônia. Também foi assessora técnica, e posteriormente coordenadora executiva, do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Niterói

  • Alberto Maia da Rocha Paranhos Gestão Pública

    Trabalhou como supervisor no Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), como consultor do Banco Mundial e funcionário da ONU-Habitat. Tem experiência como consultor em projetos de desenvolvimento urbano sustentável. Participou da elaboração do Plano Estratégico Urbano de Quito (2015), do Plano de Ordenamento Territorial e Gestão da Área Metropolitana de San José (2012), e também da elaboração dos planos diretores de seis das nove regiões administrativas de Belo Horizonte (2011).

  • Paulo Canedo de Magalhães Saneamento e Resiliência Ambiental

    Foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e coordenador do Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRJ, mestrado em Engenharia Civil pela mesma instituição e doutorado pela Lancaster University. Canedo também foi vice-presidente e presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagos (SERLA), atual INEA, do Governo do Estado do Rio de Janeiro no periodo de 1991-1996. Entre 2007 e 2012, participou dos programas de Recuperação Ambiental das Bacias do Norte Fluminense e da Bacia Sarapuí-Iguaçu, como projetista-coordenador das obras de Macrodrenagem.

  • Ricardo Duarte Pontual Habitação e Equipamentos Sociais

    Já realizou estudos sobre o setor habitacional para o BID, Banco Mundial, FGV e SAGE-COPPE/UFRJ no Brasil e América Latina. Recentemente foi coordenador do Componente de Desenvolvimento Urbano do Plano Diretor do Arco Metropolitano (2011). Chefiou o Departamento de Terras no antigo Banco Nacional de Habitação (BNH), entre 1973 e 1986 e coordenou os estudos que embasaram a criação da Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Fundrem), em 1975. Também foi superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (SEDUR) do Estado do Rio de Janeiro (1987-1991).

  • Riley Rodrigues Expansão Econômica

    É pesquisador do grupo de pesquisa GETEMA (Grupo Espaço, Tecnologia e Meio Ambiente) da COPPE/UFRJ.  Atualmente é economista da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), com atividades relacionadas à elaboração de estudos e projetos de infraestrutura logística e mobilidade. Atuou como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, coordenando cinco fases da elaboração das Políticas de Desenvolvimento Urbano do “Plano Diretor Estratégico de Desenvolvimento da Região do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro”.

  • Rômulo Dante Orrico Filho Mobilidade

    É professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Transportes COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como secretário de Estado de Administração do Rio de Janeiro e subsecretário municipal de Transportes do Rio, função em que contribuiu para a implantação do Bilhete Único na cidade do Rio de Janeiro. Orrico também participou da reorganização dos transportes coletivos, com licitação de toda a rede de 130 transportes por ônibus, da reforma regulatória e da licitação dos transportes alternativos.

  • Valéria Figueiredo Bechara Elias Valorização do Patrimônio Ambiental e Cultural

    É sócia e fundadora da Jaime Lerner Arquiteto e Associados (JLAA), onde trabalha desde 2003. Foi assessora técnica do gabinete do Governo do Paraná, entre 1995 e 2002, e da Prefeitura de Curitiba durante os anos de 1991 e 1992. Também foi  coordenadora-técnica de projetos urbanísticos em diversas cidades. Em Angola, fez parte da elaboração do Plano Diretor do município de Viana; e do Programa Nacional para Habitação Social, na capital Luanda. No Rio de Janeiro atuou na elaboração do Estudo Preliminar de Mobilidade elaborado para a candidatura da cidade do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016.

  • Taco Roorda Reconfiguração Espacial e Centralidade

    Arquiteto e Urbanista com vasta experiência por todo o Brasil, México e Angola em serviços como  consultoria para elaboração de planos diretores municipais e de estruturação urbana, transporte coletivo, projetos de revitalização de áreas centrais, requalificação urbana, planos regionais, além de planos, estudos e projetos com foco no desenvolvimento do turismo sustentável.

  • Rita Fernandes Comunicação

    Jornalista e economista, é sócia-diretora da empresa Tess Ideias e Comunicação, tem grande experiência em comunicação corporativa, treinamentos e gerenciamento de crises, com passagem por grandes agências de comunicação. Foi diretora de atendimento para empresas como Caixa, Furnas, Banco do Brasil, Coca-Cola e Danone, e coordenou a área de Comunicação do Parque Tecnológico da UFRJ e da Incubadora de Empresas da COPPE durante 15 anos. Atuou como repórter no Jornal do Commercio e Folha de São Paulo, e como colunista em O Dia. É consultora de conteúdos da Globo News.

  • Pedro Strozenberg Participação

    É  pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião (Iser) e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública. Também é ouvidor externo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Entre abril de 2010 e janeiro de 2011 assumiu a Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (2007-2008). Foi fundador da organização civil Viva Rio e coordenou o projeto Balcão de Direitos,  programa de acesso à justiça e mediação de conflitos em favelas, além de programas de desarmamento e capacitação policial.

Câmara metropolitana

  • Vicente de Paula Loureiro Diretor-executivo

    Desde 1976 atua no setor público. Foi secretário de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Iguaçu, sendo responsável pela criação do Plano Estratégico de Nova Iguaçu, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, do projeto de reurbanização da área central (Shopping a Céu Aberto) e da implantação do Parque Municipal da cidade. Foi subsecretário de Estado de Desenvolvimento da Baixada Fluminense, participando do projeto de implantação da Via Light e do projeto de urbanização Baixada Viva. Também foi secretário e subsecretário de Estado de Assuntos Fundiários e Assentamentos Humanos.

  • Paulo Cesar Silva Costa Diretor adjunto

    Arquiteto e urbanista com experiência em projetos e obras de urbanismo, habitação popular, saneamento ambiental e em sociologia urbana, atuando especialmente em programas governamentais nestas áreas. Atuou em diversos organismos do Governo Federal do Brasil como o Banco Nacional da Habitação e Caixa Econômica Federal, nas áreas de habitação popular, saneamento ambiental e urbanismo, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro onde atuou na função de Superintendente de Urbanismo por sete anos.

  • Luiz Firmino Martins Pereira Superintendente de Planejamento

    Arquiteto e urbanista, servidor de carreira da extinta Feema. Mestre em Ciência Ambiental e doutor em Geografia, ambas pela UFF, com extensão na Universidade de Maryland (EUA). Fundou o Consórcio Intermunicipal Lagos São João. Foi presidente da extinta Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e depois subsecretário executivo de Estado do Ambiente.

  • Gerard Andres Fischgold Superintendente de Projetos

    Arquiteto e urbanista, fez parte da equipe que desenvolveu os projetos das estações das linhas 1 e 2 do Metrô do Rio de Janeiro. Também desenvolveu projetos de hotelaria no Brasil, África e Estados Unidos. Foi gerente de projetos da área imobiliária durante sete anos na Supervia Concessionária de Transportes Ferroviários do Rio de Janeiro.

  • José Carlos de Souza Superintendente de Administração e Finanças

    Administrador e contador, trabalhou por cinco anos no BNDES, atuando nas áreas financeira e contábil, e 27 anos na Aracruz Celulose S/A, nas áreas de controladoria, financeira, contábil e comercial. Por quatro anos esteve na Concremat Engenharia, como profissional senior e consultor para assuntos financeiros ligados ao Arco Metropolitano.

  • Bruno Sasson Assessor Especial

    Engenheiro cartógrafo formado pela UERJ, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV e em Gerente de Cidades – FAAP/MDG. Na prefeitura de Resende foi secretário de Planejamento e de Transporte e Transito. Na prefeitura de Niterói, foi Controlador Geral e Assessor de Planejamento. No Estado do Rio de Janeiro, foi superintendente de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Saúde, assessor técnico da vice-Governadoria e da Secretaria de Obras. Atua ainda como coordenador adjunto de Relações Institucionais dos programas de empréstimos junto ao BID e Banco Mundial ( Prodetur-RJ e ProGestão II – Rio Metrópole) .

  • Carmem Lucia Petraglia Coordenadora Especial de Cartografia e Sistema de Informação

    Engenheira civil, sanitária e ambiental, com pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, foi Diretora de Cartografia, Cadastro e Topografia; Diretora de Estudos Hidrológicos e Projetos; e Diretora de Planejamento da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas, atual Instituto Estadual do Ambiente – INEA. Também atuou como Coordenadora de Desenvolvimento Urbano Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras.

  • Affonso Junqueira Accorsi Coordenador de Planejamento

    É arquiteto formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ, com Especialização em Metodologia do Urbanismo no IBAM-SERFHAU (1966), Planejamento Urbano e Regional, na Universidade do Texas – USA (1970), e Planejamento de Cidades Médias, em Edimburgo, Escócia (1975). Foi diretor da Cohab-RJ, em 1968, além de coordenador do grupo de trabalho para a criação da FUNDREM – RMRJ (1975). Também é fundador e foi professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF (1974-2002).

Receba as últimas novidades sobre o plano